Muito mais do que uma fabricante de automóveis de excelente qualidade, o grupo Mitsubishi está presente em inúmeros setores como hotelaria, construção civil, transporte, maquinaria e até na área aeroespacial.
Tantos ramos de atuação fazem do grupo o maior conglomerado empresarial de toda a Ásia, com participações em mais de 200 grandes empresas que atuam em em 180 países.
Tudo começou em 1870 com a Mitsukawa (palavra japonesa que significa três rios). O fundador, Yataro Iwasaki, explorava a rota comercial entre China e Rússia a bordo de três barcos a vapor.
Os negócios prosperaram e as três embarcações transformaram-se em diamantes, símbolos do império que Iwasaki iniciara. Em 1873, a companhia foi rebatizada “Mitsubishi Shokai”.
Mais tarde, Koyata Iwasaki, quarto presidente da empresa e neto do fundador Yataro, anteviu o vasto potencial dos veículos motorizados e o papel que eles desempenhariam na economia japonesa. Assim, em 1917 surgiu a Mitsubishi Motors.
Entre os avanços tecnológicos do século XX, foi montado o Mitsubishi Model A, primeiro veículo produzido em série no Japão. Em 1932, a montadora lança um automóvel com motor a diesel. Dois anos mais tarde, o PX33, primeiro automóvel japonês com tração integral, produzido para fins militares, em colaboração com o governo do país.
Lançado em 1973, o Mitsubishi Lancer se tornou um dos modelos mais conhecidos da marca, assim como o Pajero, uma aposta da Mitsubishi nos veículos SUV, e o Lancer Evolution, modelo consagrado no World Rally Championship. Desde então, tecnologia, design, alta qualidade e resistência tornaram-se sinônimos da Mitsubishi Motors.
A tradição nos ralis também deu origem à Ralliart, divisão esportiva de alta performance que foi responsável pela fabricação de veículos para competições off-road. Um dos laboratórios de testes da Ralliart foi aquele considerado o mais difícil e extremo do mundo, o Rally Dakar, no qual a Mitsubishi é a única marca a sagrar-se campeã por 12 vezes.
Sempre visionária e lançando tendências, a Mitsubishi Motors criou na década passada o MIEV (Mitsubishi In-wheel Motor Electric Vehicle ou Mitsubishi Innovative Electric Vehicle), um carro 100% movido a eletricidade que serviu de base para o desenvolvimento de tecnologias alternativas de propulsão para veículos elétricos, híbridos e movidos a células de combustível.
Esta linha de modelos tem por objetivo reduzir a zero a emissão de carbono no ar e mostrar a visão de futuro e de responsabilidade ecológica da Mitsubishi.
O projeto mais recente da montadora é o Mitsubishi Outlander PHEV, primeiro crossover 4x4 híbrido do tipo Plug-In do Brasil. O Outlander PHEV reúne a tecnologia elétrica do iMiev, a capacidade off-road da família Pajero e a tração do Lancer Evolution. Nele, é possível percorrer mais de 52 quilômetros apenas em modo elétrico.
É assim que a marca apresenta a sua visão de futuro e responsabilidade ecológica.